Chuva de meteoros Orionídas
Ciência 21 de outubro de 2013 Nenhum comentário em Chuva de meteoros OrionídasAnualmente, entre outubro e novembro, a chuva de meteoros Orionídas enfeita o céu noturno, podendo ser facilmente observada sem a ajuda de instrumentos como binóculos ou telescópios.
Esse ano, o pico da chuva será entre hoje (21) e amanhã (22). Segundo os especialistas, a taxa média será de 14 “estrelas cadentes” por hora. A chuva de meteoros Orionídas acontece quando partículas deixadas pelo cometa Halley caem na atmosfera terrestre em uma velocidade incrível de 200 mil km/h.
Se as nuvens contribuírem, o fenômeno poderá ser visto em todo o Brasil. O radiante da chuva será ao norte da estrela Betelgeuse, na Constelação de Órion (onde que estão as Três Marias).
Vale lembrar que quanto mais distante você está das luzes das grandes cidades, mais fácil será visualizar a chuva de meteoros. O melhor horário para visualizar será na madrugada do dia 21 para o dia 22, pouco antes do amanhecer, quando os traços brilhantes das Orionídas mostram toda a sua força. A Lua Cheia pode, no entanto, ofuscar um pouco a chuva de meteoros.