O fenômeno “Dedo de Gelo da Morte”

Ciência Nenhum comentário em O fenômeno “Dedo de Gelo da Morte”

IceFingerofDeath

Mais um capricho da natureza, desta vez um fenômeno que tem muito de assustador. Repórteres da BBC foram até a Antártica documentar o efeito do “Dedo de Gelo da Morte”, que consiste em uma enorme coluna de gelo que, quando toca o fundo do oceano, congela e mata todos os animais que vivem em volta.

O que acontece é o seguinte: as temperaturas no fundo do mar são sempre mais altas que acima da superfície, o que faz com que os fluxos de calor vindos do mar quente até ao ar frio formem gelo. À superfície, a água salgada tende a solidificar e, nesse processo, se une em torno da mesma coluna, como se fosse uma gigantesca “estalactite”. À medida que esse tubo de gelo vai descendo para as profundezas do mar vai entrando em contato com uma temperatura mais amena.

Mas é quando toca o chão que a “magia” se dá: o gelo se espalha pelo fundo do mar, como se fosse um líquido derramado no chão, destruindo tudo à sua volta. Ouriços, estrelas-do-mar e outros habitantes do fundo do oceano morrem instantaneamente, nem tanto pelo choque térmico, mas por se verem envolvidos nessa ‘teia de gelo’ que alastra e da qual não conseguem se libertar

Os repórteres da BBC montaram as câmeras em locais de difícil acesso e fizeram essas imagens incríveis – em seis horas, a coluna de gelo se formou, afundou e congelou tudo ao redor. Assista:

via

Comentários

O Desocultando é um agregador de conteudo singular que tem como principal objetivo centralizar e divulgar informações
relacionadas ao oculto, o sobrenatural, ciência, conspirações, contatos extraterrestes e mistérios em geral.


Desocultando | Aqui o oculto é revelado © 2020.


n

Back to Top